Judô: Etapa microrregional Grande Florianópolis inova com tatame olímpico
A etapa microrregional de Judô da Grande Florianópolis dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) foi realizada nesta quarta e nessa quinta-feira, 14 e 15, no Ginásio Estefano Becker, em Santo Amaro da Imperatriz. Entre os destaques nesta competição está o tatame onde os atletas buscarão sua vaga para a etapa regional: o mesmo tipo utilizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão, destaca o apoio do governador Jorginho Mello em aprimorar também a infraestrutura esportiva do estado.
“Tenho muito orgulho e alegria em estar aqui assistindo esses jovens e observar a qualidade do material que a gente quer e busca para Santa Catarina. É esse o pensamento do nosso grande técnico, o governador Jorginho”.
Já o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Costa, ressaltou que a gestão municipal valoriza muito o esporte, pois considera uma ferramenta de grande alcance e integração social. “Valorizamos muito o esporte em nossa gestão e acreditamos que é nosso compromisso incentivar as atividades esportivas para manter a paz social e a integração da juventude”.
A judoca Dienifer Vaz, faixa laranja, representando a escola estadual Aderbal Ramos da Silva, de Biguaçu, e que irá competir na categoria até 52kg, se mostrou bastante emocionada ao ser questionada sobre qual a sensação de participar dessa competição com esse tatame.
“Para mim é uma emoção muito grande competir no tatame olimpico, onde alguns de meus ídolos competiram. Todo atleta sonha em participar de uma Olimpíada. Não sei como descrever essa sensação, é muito bom”.
Participaram da cerimônia de abertura na tarde dessa quarta, além do presidente da Fesporte, Paulão, as seguintes autoridades: Carlos Gainete, diretor de Esportes da Fesporte; Jorge Davi Agostinho da Silva, diretor de Políticas e Projetos Esportivos da Fesporte; Jeferson Ramos Batista, coordenador da etapa microrregional dos Jogos Escolares na Grande Florianópolis; Ricardo Costa, Prefeito Municipal de Santo Amaro da Imperatriz; Gustavo Martins, Presidente da Associação Samurai; Júlio Cesar Araújo, diretor de Cultura do município de Santo Amaro da Imperatriz.
Esse evento conta com 54 atletas dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Os atletas classificados irão para e etapa regional na busca do seu lugar na etapa estadual dos Jesc, que será realizada no mês de julho, em Timbó.
Fonte: Fesporte