Badesc continuará a operar normalmente, mesmo com o fim das contratações com garantia da União
O Banco Central divulgou nessa quarta-feira (26), que o limite para contratação de operações de crédito com o setor público com garantia da União está esgotado. Apesar de o aviso afetar grande parte das instituições financeiras do país, o presidente da Agência de Fomento do Estado de SC (Badesc), Ari Rabaiolli, afirma que a decisão não impacta no Programa Badesc Cidades.
“As prefeituras do Estado que tenham projetos para realizar ainda em 2023 podem contatar o Badesc. Como nossas operações não dependem de garantia da União, seguimos normalmente com as contratações e liberações de recursos”, explica Rabaiolli. Ele lembra que a liberação do crédito é simplificada e uma das principais vantagens é a agilidade no processo de análise e contratação.
O Programa Badesc Cidades é a linha de crédito para prefeituras de Santa Catarina, que podem realizar qualquer tipo de investimento, desde obras de construção à aquisição de veículos e equipamentos. O prazo para pagamento é de até 10 anos, inclusos até dois anos de carência. A liberação do crédito para obras de engenharia é feita 50% no ato da contratação, 35% quando for investida a primeira parcela e 15% na conclusão da obra. “Isso é uma grande vantagem, que além de segurança, garante a organização do cronograma dos pagamentos da prefeitura aos prestadores de serviço”, destaca o presidente. Já para aquisição de bens, como máquinas e equipamentos, o recurso é liberado logo após a assinatura do contrato.
Municípios com IDH inferior a 90% da média de SC têm desconto na taxa de juros.
Fonte: SECOM