Museu da Udesc recebe doação de gravuras da artista Fayga Ostrower
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), mantido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro Histórico de Florianópolis, recebeu a doação de gravuras da renomada artista plástica Fayga Perla Ostrower (1920-2001), nascida na Polônia e naturalizada brasileira.
As obras foram doadas pelos filhos da artistas, Anna Leonor Ostrower e Carl Robert Ostrower, com o intuito de preservar a memória das produções da artista.
Segundo as professoras Juliana Crispe e Sandra Makowiecky, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), “além de conservar a trajetória artística de Fayga, a doação representa um avanço na expansão do acervo do Mesc, dando continuidade a uma das propostas filosóficas da artista, de ampliar o alcance e a compreensão da arte como patrimônio universal”.
As obras incorporadas à coleção do Mesc foram trazidas pelas duas docentes. As peças estavam no Rio de Janeiro, onde a artista desenvolveu sua carreira e se consagrou como uma figura importante no cenário cultural brasileiro.
Sobre a artista
Reconhecida pela sua contribuição à arte abstrata e à gravura, Fayga Ostrower se destacou como pioneira na experimentação de técnicas e materiais na arte contemporânea. Através das suas obras, a artista explorou a interação entre cores, formas e texturas, criando composições que expressam a conexão entre arte e vida.
Sua trajetória também incluiu a escrita, com vários livros sobre teoria da arte, que influenciaram artistas e estudiosos. Sua obra e seu legado continuam a inspirar o cenário artístico nacional e internacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc